ESTEREÓTIPOS NO MEIO LGBT

image

     créditos:   (vamoscontextualizar.wordpress.com)

Pra iniciar o assunto poderíamos definir o que seria estereótipo? Estereótipo seria a criação de ditos “padrões” e os mesmos são levados como verdade absoluta ao se tratar de alguma pessoa.

Dentro do meio LGBT o que não falta são estereótipos. Dentre eles podemos citar: achar que todo gay afeminado é passivo e discreto é ativo, que todo gay negro é bem dotado e ativo, que toda lésbica masculina é ativa e a feminina é passiva, enfim. São diversos “padrões” que se criaram pra representar essas pessoas. Mas esses padrões estariam corretos ou não? Claramente que não.

Fora esse estereótipo comportamental também houve a criação de um estereótipo de corpo perfeito, influenciado também pelas normas estéticas da sociedade. Principalmente entre os gays criou-se a ideia de que o gay mais lindo desejado será aquele que for branco, loiro, olhos claros, barriga tanquinho, todo musculoso e o mais discreto possível.

A instalação desses padrões estéticos e comportamentais no meio ocasionaram uma marginalização daqueles que não fazem parte desse padrão. Você pode observar mais claramente essas diferenças em aplicativos de relacionamento por exemplo. Onde de 10 perfis, 8 se comportam obedecendo essa imposição estética e comportamental.

Muito se é trabalhado pra quebrar esses paradigmas pois dentro desse meio é constante a busca por mais aceitação e respeito. E isso nunca acontecerá se quem fizer parte do movimento não se unir. Portanto, é preciso dar as mãos e acabar com a segregação.

Deixe um comentário