Homossexualidade e suicídio.

image

        (créditos: página Manifesto dos   Quadrinhos)

Segundo um estudo feito pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, relacionando orientação sexual e suicídio revelou que os jovens homossexuais têm maior probabilidade de praticar o ato. A probabilidade de um jovem homossexual cometer suicídio é cinco vezes maior do que um jovem heterossexual. E ainda revelou que o convívio social pode ser um dos fatores que mais influenciam.

Essa é a realidade que a maioria de nós, gays e lésbicas temos que enfrentar. O ato é na maioria das vezes praticado em duas fases diferentes: antes de se assumir (não aceitação) e depois de se assumir (rejeição familiar). E essa decisão pode ser influenciada por diversos fatores mas o principal deles é o religioso.

Com toda certeza ser gay e fazer parte de alguma religião cristã chega a ser algo utópico. Pois quem nasce em um lar cristão, assim como eu fui criado, é ensinado que ser gay é errado, pecaminoso e nojento. Sem falar que tais ideias são bastante reforçadas por líderes religiosos extremistas. Eu, por exemplo, tive essa ideia fixada na minha cabeça por muitos anos até o dia que eu realmente entendi que eu era gay e nada mudaria isso.

Após esse dia foram incontáveis noites sem dormir, chorando esperando a dor passar e com medo do que meus familiares e amigos iriam achar sobre isso. Até o dia em que eu pensei em aliviar esse peso das minhas costas pensando em suicídio. Porém, pra minha sorte nesse momento difícil eu tive uns amigos que me apoiaram e me deram conselhos e me fez rever essa decisão.

Entretanto, não são todos que tem essa mesma sorte que eu tive. E quando se vêem encurralados pela depressão e não aceitação, os mesmos são obrigados a procurar uma solução pra tal problema. Mas o suicídio não é e nunca será a melhor delas.

COMO BUSCAR AJUDA?

No Brasil existe uma entidade sem fins lucrativos e totalmente voluntária que ajuda os jovens que passam por isso e por outras situações também. Ela se chama CVV (Centro de Valorização da Vida) e você pode buscar ajuda discando 141 e falar com um dos voluntários ou então acessar o site: http://www.cvv.org.br

Por fim, foi impossível falar sobre esse tema deliciado e não me emocionar ao lembrar de tudo que eu passei pra estar aqui hoje contando essa história. E eu quero que você que está do outro lado do PC, smartphone, tablet lendo isso saiba de uma coisa: SUA VIDA É VALIOSA! Não só pra mim, como para todos que te amam.

image

     (créditos: mensagenscomamor.com)

Saiba também que tudo isso é passageiro e logo logo vai melhorar. Eu e outros jovens do mundo afora somos a prova viva e concreta disso. Portanto, ponha “Born This Way” pra tocar na sua playlist, erga sua cabeça e lute. Nada e nem ninguém vai tirar o seu brilho e lembre-se que após a tempestade vem o arco íris e o mundo não seria um lugar tão lindo sem você.

STAY STRONG ❤

Deixe um comentário